A Integridade Empresarial é uma proposta extraordinária para o Estado do Ceará. Não somente pelo fato de trazer uma necessidade emergente de mudança no trato com a prática organizacional, mas, principalmente, pelo fato de, inerentemente, tocar no modelo mental de toda uma classe que opera na transformação e no progresso da sociedade.
Sim, é do modelo mental que decorrem os procedimento e os comportamentos, o qual está subordinado à visão de mundo. Essa visão que nos trouxe à essa realidade moldada por uma receita sistêmica viciada, alienígena e autofágica.
Com foco prioritário nas micro, pequenas e médias empresas, iniciou-se uma proposta de transformação que, mais do que seguir procedimentos padronizados, deverá alcançar, de forma sine qua non, o cuidado sobre como se trabalha os referenciais coletivos que formam a ideias, os pensamentos e os propósitos.
Para isso, a abertura para a compreensão desse pacto necessita quebrar o antigo modelo, cujo retorno não mais se fixará com a exclusividade do pragmatismo sustentável, mas incorporará a abstração pessoal na construção mútua de uma nova cultura.
Portanto, o foco da transformação deve ser e tem que ser na pessoa. É a pessoa que consolidará uma cultura que, em sua plena realização, "dispensará" o controle de modelos prontos. É nesse momento que se enterra a premissa de que não existe sociedade, mas indivíduos. Ao invés do salve-se quem puder e como puder, será o salvemo-nos a nós dessa forma. Afinal, o ganho da transformação é para todos e além.
O mais interessante é que um dos caminhos para consolidar esse modelo é o cuidado com o desenvolvimento, não somente por meios de formação padronizada, mas, principalmente de forma personalizada, com o cuidado pessoa a pessoa, para que este retorne à perspectiva de grupo de forma íntegra. Por isso, vejo como solução um PGR específico para a NR1, que trata do bem-estar e da saúde metal dentro das organizações.
Interessante é que, de fato, as empresas contribuem fortemente para a cultura das relações entre pessoas, procedimentos e comportamentos. É das relações produtivas que se irradia os horizontes. Sem dúvida, é uma excelente estratégia.
Mhauro Garcia -
Psicanalista

Nenhum comentário:
Postar um comentário